terça-feira, 28 de junho de 2011

Comida rimada.

Ontem eu fui lá na Grécia
Onde Deus é chamado de Teo
Gritei saravá meu pai
Saravá sarapatel

Lá tinha muito do azeite
E um tal de queijo féta
Onde a ovelha talha o leite
É lá que eu faço a festa

Todo mundo bebe vinho
Quase bebe azeite de oliva
É um bom lubrificante
Mas eu bebo é água viva

Engoli um tal de ouzo
Mas ouvi a turma chamar uzo
Segurei a minha mulher
Isso é bebida ou é o urso?

Fui ficando chateado
Vieram com um tal de Platão
Eu disse soca-tes naquele canto
Antes que eu chame palavrão

Pensei que o cara não entendia
O que eu dizia de fato
Mas ficou injuriado
E começou a sacudir prato

Fui me saindo feito um samba
No sapatinho e de ladinho
Escondi-me numa caçamba
E fiquei tomando vinho

Sarapatel.

Modéstia à parte, de sarapatel eu entendo. Amo a gastronomia do mundo todo, embora não como todos os pratos do mundo. Um sarapatel bem quentinho, saído na hora, é bom demais. Vai bem com pimenta, limão, pão ou farinha... tem gente que come com arroz, puro... o tal do sarapa é bom demais. Normalmente se tempera com vinagre, sal, pimenta, louro, cominho e um refogado.
Antes de falar no refogado, falarei brevemente no cominho: condimento que já era usado pelos celtas, passou pelos romanos e se firo entre os árabes. Pode olhar na wikipédia que lá vai dizer a mesma coisa, hehehehe. O detalhe é que no Brasil não costuma-se utilizar muito cominho, mas em Pernambuco, de forte influência árabe, o tempero cai no gosto da maioria da população e é melhor quando moído na hora, amo aquele cheiro que me lembra meu tio avô Paulo, sempre mandava cominho e colorau aqui pra casa, comprado na feira e moído na hora.
Sarapatel sem cominho não é sarapatel. A questão aqui é o segredo de se fazer um bom sarapatel, o cuidado na hora de refogar as verduras. Primeiro tem-se que cortar o sarapatel com muito carinho, miudinho, tempere ao seu gosto e reserve. Corte o alho bem cortadinho, em brunoise para quem entender o termo, reserve. Corte também em brunoise a cebola, pimentão verde e tomate maduro em abundância, mas  sem misturar um com o outro e reserve.
Derreta a banha do sarapatel e preste muita atenção na ordem do refogado: jogue o alho na banha quente e assim que liberar o aroma, mas antes que doure, jogue a cebola para refogar. Se a cebola entrar antes do alho no refogado, então o alho vai cozinhar na água da cebola e não é isso que queremos. Quando a cebola começar a ficar transparente, mas não dourada, adicione o pimentão, que deve entrar em menor proporção do que a cebola e o tomate. Refogue o pimentão até que comece a liberar um pouco de sua coloração verde no refogado, deixe amolecer e então acrescente o tomate, que deve ter sido cortado ainda com casca e utilizaremos até suas sementes. O tomate liberará muito líquido e então acrescentaremos o sarapatel cortado miudinho, refoga-se o sarapatel e aos poucos acrescenta-se água. Deixe cozinhar por um bom tempo, superior a 30 minutos, mas sem deixar ressecar demais, o caldo pode ser espessado com um pouco de sangue amassado e extrato de tomate.

Para 1k de sarapatel utilize pelo menos 300g de cebola, 10g de alho, 200g de pimentão e 400g de tomate, lembrando que pode-se utilizar mais de acordo com seu paladar. Utilize quanto baste de sal, pimenta do reino, cominho, louro e colorau. Lembrando sempre de utilizar um pouco de vinagre.

Comida boa não se mede como fórmula matemática, tem que ter carinho, tem que ter segredo e paciência pra cortar tudo certinho. Utilize um pouco de creme de pimenta mestre Sôlha para dar um sabor especial na preparação hehehehe.

Essa propagando da pimenta ta parecendo receita de bolo nas embalagens de açúcar, "1 xícara de açúcar refinado estrela".

Pessoal, qualquer dúvida ou falha na receita deixem comentários ou mandem um e-mail para profsolha@gmail.com e percebam que essa receita pode ser alterada de acordo com seu paladar.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Creme de Pimenta Mestre Sôlha.


Feito com pimentas orgânicas, azeite extra virgem, sal defumando e um toque de vinagre. Pode ser consumida diretamente ou diluída com vinagre (rende mais de um litro). Pela bagatela de R$ 10,00 um produto diferenciado para paladares diferenciados. (81) 9226-6309 ou profsolha@gmail.com
A bicha arde!