domingo, 25 de dezembro de 2011

Natal e Ano novo

No presépio era um evento, havia nascido o rei, lhe visitaram alguns magos, quantos eu não sei. O dia não é certo, mas comemoramos assim: 25 de dezembro, a festa de Natal. Comemos peru, pernil, tantas iguarias... Esquecemos muitas vezes o sentido real da festa. É sempre importante juntar a família, mas lembremos de tantas outras famílias e ajudemos um pouco ao menos. Famílias que festejam uma lata de sardinha, cuscuz, farinha. Lembremos de ajudá-los. Rezo para que tenhamos mesas fartas.
Lembro que desde pequeno ajudo meu pai a preparar a ceia, que adoramos de verdade cozinhar, principalmente no Natal. Sempre arrancamos aquele termômetro de plástico, fazemos a comida do nosso jeito. Farofa, arroz, peru, pernil. Cuidamos desde a montagem do prato para ir à mesa, até a preparação da sobremesa. Espero que todos fiquem satisfeitos com suas ceias, mas que ninguém esqueça o verdadeiro sentido de se comemorar.
FELIZ NATAL e ÓTIMO ANO NOVO!
RECEITA: PERU NATALINO
INGREDIENTES:
1 peru.
1 cabeça pequena de alho. 
Sal e pimenta do reino à gosto. 
300 ml de vinho branco seco. 
200 g de bacon sem couro. 
1 xícara de óleo. 
Uma pitada de tomilho desidratado. 
1 pedaço de gengibre (aproximadamente 1cm³).
1 rodela de abacaxi. 
3 folhas de louro.
PREPARO:
Bata todos os ingredientes, menos o bacon, no liquidificador. Retire o termômetro plástico que normalmente vem no peru. Faça alguns furos à fim de preencher com pequenos pedaços de bacon cortado. Coloque o peru para marinar, por pelo menos 6h, na geladeira. Coloque o peru numa assadeira com a parte do peito para cima, regue com a marinada, ou apenas parte dela, dependendo da altura da assadeira. Cubra com papel alumínio, verificando que não tenha furos. Asse em forno médio por aproximadamente duas horas. Depois retire o papel e deixe dourar. Quando retirar o peru do forno finalize fervendo um pouco de óleo numa panela pequena e jogando por cima do peru para deixar a pele crocante.
PERNIL ALARANJADO
INGREDIENTES:
1 pernil suíno sem osso. 
6 dentes de alho grandes. 
1 laranja cravo pequena. 
1 colher de suco de limão. 
4 folhas de louro. 
200 g de bacon sem couro. 
1 taça de vinho tinto seco. 
1 xícara de óleo de soja. 
Sal e pimenta do reino preta à gosto.
PREPARO:
Bata alho, laranja, vinho, óleo, bacon e suco de limão no liquidificador. Reserve. Tempere o pernil com sal e pimenta, depois misture as folhas de louro e os temperos liquidificados e deixe marinar por pelo menos 6h, na geladeira. É importante que não se fure o pernil. Após marinar reserve a mistura e leve o pernil para ser selado com um pouco de óleo numa frigideira grande, lembrando de não furar a carne. Depois de selar leve o pernil para assar em forno médio pré-aquecido, com o resto da marinada e cubra bem com papel alumínio para que o vapor não escape ao assar. Asse por aproximadamente uma hora. Retire o papel alumínio, se ainda tiver muito líquido na assadeira deixe evaporar um pouco e está pronto o pernil.